
NUCLEO DE TERAPIAR CAPILAR




O NUCLEO DE TERAPIA CAPILAR COLONIAL USA O QUE HA DE MAIS MODERNA EM SISTEMA DE ANALISE DO COURO CABELUDO PARA UM DIAGNOSTICO PERFEITO DAS IMPERFEIÇÕES DO COURO CABELUDO ASSIM FACILITANDO PARA A CLIENTE A VISUALIZAÇÃO DAS TRICOSES QUE PODE OCORRER EM SEU COURO CABELUDO .
TRABALHANDO COM O QUE HA DE MAIS MODERNO EM PRODUTOS NATURAIS TRATANDO A CALVICE FEMININA E MASCULINA.
O QUE É TRICOLOGIA
Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos. Atendendo a esse interesse, disponibilizamos informações sobre os cabelos e o couro cabeludo, direcionados à área de estética.
A Tricologia - do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) é um ramo da ciência que iniciou a organizar-se na Inglaterra em 1902.
Seus conhecimentos permitem solucionar muitos dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo, contribuindo para a qualidade da vida humana.
DISTURBIOS DO COURO CABELUDO
A Seborréia
Apresenta-se como uma oleosidade excessiva da pele, especialmente no couro cabeludo ou no rosto. Não apresenta descamação ou vermelhidão. É influenciada por fatores hormonais, alimentares, emocionais e climáticos.
A Dermatite Seborréica – Pityriasis steatoides
Apresenta-se como uma inflamação que ocorre em áreas com grande número de glândulas sebáceas: couro cabeludo, sobrancelhas.
A pele torna-se vermelha e áspera e é recoberta por escamas.
As escamas podem ser secas ou gordurosas, finas ou espessas, geralmente acinzentadas ou amareladas, quase sempre aderentes,
podendo ser acompanhadas ou não de prurido.
A presença de dois fungos , o Pityrosporum Ovale e o Pityrosporum Orbicular, estão envolvidos no processo, pois nos pacientes afetados ocorre uma grande quantidade destes fungos nestas áreas (82% na dermatite seborréica, 74% na caspa e 47% nos normais).
A Dermatite Seborréica geralmente é crônica. Ela melhora com o tratamento mas tende a voltar periodicamente.
O vento, o calor, a umidade, o suor, o uso de bonés, o dormir com o cabelo molhado, o estresse, as alterações hormonais, os xampus inadequados, a água quente do banho e o clima frio do inverno tendem a agravar os sintomas.
A exposição à luz solar melhora os sintomas.
A Caspa - Pityriasis capitis
Caracteriza-se pelo excesso de descamação do couro cabeludo, não ocorrendo inflamação. A pele do couro cabeludo passa a eliminar as células mais rapidamente que o normal .
Alimentos de baixo valor nutritivo e a falta de proteínas e óleos poliinsaturados podem contribuir.
Atualmente, acredita-se ser a caspa uma forma branda de Dermatite Seborréica.
Segundo sua intensidade pode ser classificada como:
Leve - Pequenos flocos esbranquiçados aderentes ao couro cabeludo, próximos à implantação dos fios, perceptíveis somente após raspagem ou escovação.
Moderada - Os flocos se encontram soltos entre os fios, mesmo na ausência de processos que promovam seu deslocamento do couro cabeludo.
Intensa - Caracteriza-se por descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e perceptíveis entre os fios e sobre os ombros do portador.
A Caspa e a Dermatite Seborréica encontram-se presentes em 40% da população adulta e estão relacionadas com predisposição genética e fatores ambientais.
Alterações na composição da gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que resultam no aumento da alcalinidade da pele (alteração do PH) parecem predispor o surgimento destas afecções.
Raras e brandas nas crianças, têm suas incidências e gravidades máximas por volta dos 20 anos, sendo pouco freqüentes após os 50 anos.
CUIDADOS COM SOL
- Os raios Ultravioleta B (UVB) – na faixa até 280 nanômetros - param na superfície da pele e provocam danos agudos como queimaduras, eritema e até mesmo bolhas. Causam perda protéica e ressecamento dos cabelos.
- Os raios Ultravioleta A (UVA) – na faixa até 320 nanômetros - vão até a segunda camada da pele (derme) e estimulam o bronzeado. Não causam eritema, mas causam degeneração das fibras de colágeno e elastina, provocando envelhecimento precoce da pele.
Nos cabelos, atingem a matriz, uma espécie de cimento entre as células do córtex, prejudicando a retenção da água.
Este mesmo cimento, composto pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com as pontas duplas.
Os raios Ultravioleta A também degradam a tirosina e a fenilalanina, dois aminoácidos que dão resistência à queratina, que é a proteína dos cabelos, deixando-os fracos e quebradiços.
Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados. Os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares.
PRODUTOS INDICADOS
COM FILTRO SOLAR
TAIS COMO CONDICIONADOR SEM ENXAGUE
CABELOS DANIFICADOS.
Os primeiros sinais da deterioração da estrutura dos fios são as alterações da cor e o ressecamento.
Vejamos algumas causas:
Físicas - os raios ultravioleta da radiação solar, a secagem incorreta, a poeira, o vento, a falta de umidade do ar.
Químicas - xampu com grande concentração de detergente, descolorações (é o processo químico que mais danifica o cabelo pois, além de destruir os pigmentos, oxida os aminoácidos, sendo que de 15 a 45% da cisteina é destruída), alisamentos, tinturas, cloro da piscina.
Quando a cutícula está danificada pelo rompimento das escamas, o brilho do fio, que é a reflexão da luz, diminuirá.
Quanto mais danificado o cabelo, mais poroso e mais opaco fica.
A elasticidade do fio também se alterará, sendo que, se tracionado, o cabelo romperá facilmente.
Para avaliar o estado do Córtex e da Cutícula, o terapeuta capilar dispõe de um microscópio que aumenta a visualização do fio em 140 vezes.
Um questionário qualificado dos cuidados capilares é fundamental nesses casos
Deverá ser dada atenção especial em relação aos produtos usados nos últimos meses.
Lembre-se sempre que a amônia, o sódio ou o formol presentes em fórmulas de relaxamento podem reagir com os metais presentes nas tinturas, resultando em danos graves aos cabelos.
O estresse e os cabelos
Nosso sistema emocional tem influência direta nos cabelos e no couro cabeludo.
O estresse induz os fios a entrarem precocemente na fase de repouso.
Altos níveis de tensão contribuem também para problemas como seborréia, caspa, embranquecimento dos fios e perda capilar.
Nas mulheres, o estresse eleva os níveis dos hormônios andrógenos e da prolactina, os quais, por sua vez, influem sobre os ciclos capilares.
Em muitos indivíduos, o estresse acelera o processo da calvície e, em outros, ocasiona a famosa “pelada” (Alopecia Areata), uma perda de cabelos localizada e circunscrita a certas áreas do couro cabeludo ou do corpo.
Outros, ainda, apresentam a Psoríase do couro cabeludo, uma doença dermatológica agravada pelo estresse. A dermatite seborréica é outro problema crônico influenciado pelo estresse.
Muitos desses problemas capilares podem ser tratados com o uso de produtos tópicos, loções e óleos essenciais.
Caberá ao terapeuta capilar indicar os produtos cicatrizantes, bactericidas, fungicidas, emolientes e estimulantes compatíveis para cada caso.
Alguns profissionais utilizam ainda outras técnicas, oferecendo a sua clientela um setor de equilíbrio energético com música, reflexologia e shiatsu.
Embora a queda dos cabelos não implique nenhum risco à vida do indivíduo, muitos sentirão insegurança emocional e perda da auto-estima, o que comprometerá a qualidade das suas vidas.
Nas mulheres, que socialmente são mais cobradas quanto à beleza física, as apreensões sempre serão maiores.
Os humanos têm no couro cabeludo de 100 a 150 mil fios de cabelos.
Destes, 85% estão na fase Anágena (fase de crescimento) e os restantes 15% estão nas fases Catágena e Telógena (de repouso).
A perda diária entre 50 e 100 fios é considerada normal, sendo maior nos dias da lavagem.
Quando caem mais de 100 fios por dia, algo está acontecendo no organismo do cliente e terá que ser investigada a causa.
No Brasil, observa-se uma queda maior dos cabelos no período de fevereiro a junho.
Para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado.
Sabemos que 40% dos homens e 5% das mulheres apresentarão algum grau de calvície.
Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva dos fios, é importante que se institua o tratamento preventivo.
UM DOS PRINCIPAIS PARCEIROS NESTE TRATAMENTO É EMILE COSMETICOS DESDE 1974 NO MERCADO EMILE FOI UM DOS PERCURSORES EM TRATAMENTO PARA CALVICE DESENVOLVENDO UMA LINHA COM CONCEITO DE NATURALIDADE VEM PARA HIGIENIZAR E PURIFICAR O COURO CABELUDO DANDO SUPORTE PARA QUE O FULICULO POSSA SER NUTRIDO E TENHA FORÇA PARA SEGURAR O FIO QUE COM TAL FACILIDADE SE PERDE
. PROCEDIMENTOS DE TRABALHOS DO COLONIA'L
. HIGIENIZAÇÃO
. ESFOLIAÇÃO NÃO ABRASIVA PARA SEBOREIAS E CASPAS
. PSIORIASE CAPILAR LIMPEZA COM PRODUTOS PROPRIOS PARA AJUDAR NA CICATRIZAÇÃO E ACALMAR
. POS SIRURGICO NUTRIÇÃO DO BULBO E HIGIENIZAÇÃO SEM AGREÇÃO
. DOENÇAS DA TRICOSE
. AVALIAÇÃO POR ANAMINÉSIA
. APLICAÇÃO DE VITAMINAS
. OZONIO TERAPIA
. ALTA FREQUENCIA